Quem somos

AppCívico é uma empresa que tem como propósito aproximar cidadãos, sociedade e política através de tecnologia. Acreditamos que o diálogo transparente entre pessoas e governos é o caminho para inovar e impactar positivamente a realidade de todos. Somos uma startup que busca oxigenar o sistema democrático, utilizando tecnologias e modelos inovadores, para aumentar a eficiência na gestão, a transparência e espaços de participação na política.

AppCívico está com três plataformas ativas para lideranças e partidos. Conheça cada uma delas e nossos serviços para este eleição:

Voto legal: Captação de recursos para campanhas eleitorais

Mandato Aberto: Comunicação segmentada em canais digitais

Apoiadores: Captação de recursos para movimentos e partidos políticos.

Conselho técnico

Cristiano Ferri Soares de Faria é o Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. Destaca-se como um dos idealizadores do Portal e-Democracia dessa Casa. Como profissional da Câmara dos Deputados desde 1993, tem trabalhado em projetos relativos ao processo legislativo, qualidade da lei, transparência legislativa, democracia digital, atividades colaborativas (maratonas hacker) e inovação. Doutor em ciência política e sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Mestre em Políticas Públicas pela Queen Mary College - Universidade de Londres e pesquisador associado do Ash Center for Democratic Governance and Innovation da Universidade de Harvard. Autor do livro O Parlamento Aberto na Era da Internet, disponível como e-book gratuito na web.

Bruna Santos é presidente do conselho deliberativo da Open Knowledge e professora adjunta do mestrado global em administração pública da Universidade de Columbia. Atualmente, também lidera projetos na área de conhecimento na Comunitas, com foco em gestão pública municipal. Formada em Relações Internacionais pela UFRGS (2010) e mestre (2014) em políticas públicas pela Universidade de Columbia, Bruna trabalhou como analista de mercado da Chinatex, estatal chinesa da área de segurança alimentar. Em Nova Iorque, trabalhou como coordenadora de programas no Picker Center e foi consultora e pesquisadora do B Team. Bruna co-fundou o Radar China, um laboratório de conteúdo e comunicação para organizações brasileiras e agências governamentais na China, e a Ethos Intelligence, uma consultoria de gestão, estratégia e comunicação voltada para organizações da sociedade civil e empresas sociais na China e, agora, no Brasil. Como ativista, liderou e geriu projetos nas áreas de governo aberto, gestão pública e inovação aberta.

Ariel Kogan é consultor do AppCivico, coordenador dos projetos Mandato Aberto e Voto Legal. E Diretor executivo da Open Knowledge Brasil.

André Barreto é facilitador de processos do mandato coletivo e popular das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella. Como parte da Gabinetona – equipe comum das parlamentares, que trabalha em conjunto em um espaço físico sem divisórias na Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) – colabora com a estruturação da metodologia de gestão de projetos, planejamento, sistemas de informação, finanças e pesquisas. Em 2016 foi responsável pela gestão financeira da campanha coletiva das candidatas da movimentação municipalista Muitas pela Cidade que Queremos. Possui formação em administração e design de produtos, tendo atuado por 15 anos em projetos de inovação tecnológicas nas áreas eletroeletrônica e robótica.